subscrever o vídeo do dia aeiou:
subscrição efectuada.
  • Método Científico: Dedutivo e Indutivo

    teste
    FAVORITO
    3.00/5
    Partilha no teu site ou blog:

    Essa videoaula faz parte do módulo de Origem da Vida e Método Científico. Para ver o próximo vídeo do módulo, vá em http://bit.ly/11nnfBu :)

    00:00 Descomplica. Biologia. Prof. Rubens Oda. Método Científico e Origem da Vida. Método Científico — Dedutivo e Indutivo.
    01:33 O Método Científico: método que permite a comprovação que determinada observação ou pensamento é uma verdade científica. O método científico era muito comum nos séculos anteriores ao século XIX.
    01:51 Na tela: Método Científico: Rotina que define os passos para alcançar uma conclusão cientificamente aceita.
    02:10 No quadro: Método Científico: Dedutivo X Indutivo.
    02:14 Método dedutivo: a partir de observações faz-se uma dedução para tentar explicar o todo. No entanto, essa dedução pode parecer como uma verdade absoluta, quando na verdade, ela não é. O Método dedutivo não é o mais adequado para ser aplicado em estudos científicos.
    02:36 Na tela: Método dedutivo — Conclusão geral a partir de uma ou mais observações particulares.
    02:43 Exemplo: Uma pessoa coloca fogo no graveto, no lápis e no canudo. Esta pessoa deduz que todo o objeto cilíndrico pega fogo. E cria a seguinte lei: o que é cilíndrico pega fogo e isto foi comprovado a partir das minhas experiências.
    03:40 Este método dedutivo não é bem aceito pelo ciência.
    03:53 No quadro: Indutivo.
    03:57 A partir do final do século XIX, o método indutivo foi considerado o método mais adequado para construção do conhecimento científico através de vários experimentos controlados e importantes como, por exemplo, os experimentos de Pasteur.
    04:18 Na tela: Método Indutivo — Conclusão científica a partir de diversas etapas com experimentações controladas.
    04:53 Etapas importantes para construção do conhecimento científico: 1. Observação do fato; 2. Criação de Hipóteses; 3. Experimentos controlados; 4. Conclusões (responde se a hipótese é verdadeira ou falsa); 5. Elaboração da Teoria; 6. Criação da Lei Científica.

Comentários

A preparar comentários...
  • portal aeiou.pt

    Chat Bla Bla

    mail grátis aeiou    zap aeiou

  • Área Pessoal