subscrever o vídeo do dia aeiou:
subscrição efectuada.
  • Equipamentos do BOPE – Tropa de Elite

    teste
    FAVORITO
    3.00/5
    Partilha no teu site ou blog:

    Conheça os equipamentos do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais – elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro PMERJ que atua em situações criticas ou missões especiais.

    O BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – é uma das unidades policiais mais experientes e respeitadas em combate urbano no mundo.

    O filme Tropa de Elite mostra o treinamento e ações do BOPE no combate a violência urbana na cidade brasileira do Rio de Janeiro. Tropa de elite é um termo utilizado para designar unidades militares com treinamento excelente e armamento superior, destinadas a agir de forma decisiva em ações militares.

    =» EQUIPAMENTOS do BOPE

    Major Nunes, chefe da logística, falou sobre o trabalho e o equipamento especial, com peso médio de 30 Kg

    O BOPE atua principalmente no combate ao tráfico no Rio. O major Nunes falou sobre o trabalho e o equipamento de cerca de 30 Kg que cada combatente carrega, incluindo fuzil, faca, pistola, lanterna, canivete multifuncional, rádio comunicador com GPS, carregador da pistola, câmeras utilizadas para gravação de ações táticas, visores noturnos cedidos pela Marinha, barrinha de cereal e reservatório de água ou isotônico. “A formação do homem é essencial para o combate, mas ele deve estar bem equipado”. O major ainda presenteou Ana Maria com o símbolo da unidade de operações especiais. “Hoje você é oficialmente amiga do Bope”, disse.

    Os homens do BOPE estão prontos pra ficar dias sem parar. Assim, conseguem se desdobrar no terreno e garantir resultados. “O medo faz parte. Tem que existir no combatente para ele não perder a qualidade do serviço. Você vai desenvolver seu trabalho no terreno, mas conhecendo seus limites. Há uma série de instruções dadas para eles evoluir no terreno”, contou o major, de 32 anos.

    Além dos equipamentos, os combatentes contam com roupas especiais: coletes táticos, luvas resistentes ao calor, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras de material plástico resistente. Os coturnos também são especiais e contam com sistema de ventilação. “É um calçado que tem palmilha parecida com a de tênis de corrida. Dá agilidade”, explicou Nunes. Ele contou que a unidade está estudando o capacete que mais se adéqua ao serviço. “Nosso ambiente operacional é pequeno, estreito. às vezes o capacete atrapalha mais que ajuda. Não que não seja necessário, mas deve ser adequado”, explicou.

    Nota: Veiculado na TV Globo em 30/11/2010 no programa Mais Você com Ana Maria Braga

    =» Curiosidades sobre o BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais

    O filme Tropa de Elite (filme), do cineasta José Padilha, baseado no livro Elite da Tropa de autoria dos integrantes do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares, inspirado nas ações do BOPE, estreou nos cinemas brasileiros em 2007. Com grande sucesso de público, especialmente por causa da comercialização de cópias piratas, o filme levantou diversas polêmicas na sociedade brasileira. No exterior, o filme alcançou o sucesso de crítica ao conquistar o Urso de Ouro no Festival de Berlim. A continuação do longa-metragem, Tropa de Elite 2, lançado em 2010 também dirigido por José Padilha e novamente com o ator Wagner Moura no papel principal, é o filme brasileiro mais visto na história do cinema nacional.

    O símbolo do BOPE-RJ é uma caveira. É o crânio de um esqueleto, com um punhal que a atravessa de cima para baixo e que tem, ainda, cravada em suas laterais, duas pistolas douradas. Significa, para eles, a vitória rápida (da faca) sobre a morte (a caveira). O lema da unidade: Vitoria sobre a morte.

    A técnica de progressão em favelas foi desenvolvida no Brasil pelo BOPE pela necessidade de agir no caos das ruas estreitas de favelas e morros da cidade do Rio de Janeiro.

    O BOPE possui veículos blindados, popularmente conhecidos como “Caveirões”, utilizados, principalmente, em operações onde há conflitos com narco-traficantes.

    Devido às exigências de sua atuação em situações especiais, é disponibilizado um armamento diferenciado aos policiais que servem no BOPE, como exemplo:
    Fuzis, rifles sniper, carabina .30, Escopeta 12, pistolas, submetralhadoras, explosivos de uso militar e granadas.

    Para ser um “caveira”, o policial militar do BOPE, é preciso ser aprovado nos cursos de Operações Especiais (COEsp) e no curso de Ações Táticas (CAT), que possuem extremo grau de dificuldade e poucos candidatos conseguem ingressar.

    Devido às missões de alto risco, os membros do BOPE devem estar preparados para responder a qualquer agressão, o que inclui travar o combate corpo a corpo. Assim, este corpo de elite treina diversos tipos de artes marciais como por exemplo: Ving Tsun, Muay Thai, Krav Magá, Jiu-Jitsu e Kombato.

    É questão de honra do BOPE não tolerar corrupção.

  • portal aeiou.pt

    Chat Bla Bla

    mail grátis aeiou    zap aeiou

  • Área Pessoal