subscrever o vídeo do dia aeiou:
subscrição efectuada.
  • Catetos são flagrados em área adotada pelo Programa Desmatamento Evitado

    teste
    FAVORITO
    3.00/5
    Partilha no teu site ou blog:

    Quatro catetos (Pecari tajacu) foram filmados na propriedade adotada pelo Programa Desmatamento Evitado (PDE) da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A área, denominada fazenda Santa Mônica, está localizada em Ponta Grossa, no Paraná, e faz divisa com o Parque Estadual de Vila Velha. As imagens, que foram enviadas pelo co-proprietário da fazenda, Fabiano Rosas Rocha, mostram o quanto a área e a biodiversidade do local estão bem conservadas, contando com ambientes ecologicamente equilibrados, que permitem a sobrevivência das espécies.

    Os registros dos catetos e de mais três espécies silvestres — uma suçuarana (Puma concolor), uma irara (Eira barbara) e um gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) – foram feitos entre os meses de outubro de 2011 e janeiro de 2012, mas os vídeos só foram vistos recentemente. As imagens foram registradas com uma câmera fotográfica acoplada a um sensor capaz de identificar a presença de animais.

    Catetos

    Espécie também vulnerável no Paraná e ameaçada no Brasil, devido ao desmatamento e à caça, o cateto vive em bandos e ocupa uma ampla variedade de ambientes florestais, desde que de grande extensão. Além da dispersão de sementes, sua presença em florestas possui o papel de revolver o solo, promovendo assim a aeração. O cateto, que serve de presa para o puma, é mais um importante bioindicador da qualidade ambiental e do grau de preservação da área.

Comentários

A preparar comentários...
  • portal aeiou.pt

    Chat Bla Bla

    mail grátis aeiou    zap aeiou

  • Área Pessoal